No administrador de campanhas, qual métrica contabiliza as vendas atribuídas à publicidade?

ACOS no Mercado Livre (advertising cost of sales) é o custo publicitário das campanhas de Product Ads. É uma métrica que define o nível de rentabilidade de seus anúncios.

Umas das principais vantagens de usar o Product Ads para impulsionar as suas vendas é que ele permite definir estratégias diferentes para cada campanha de produtos patrocinados.

Fazer publicidade no Mercado Livre, antes de tudo, requer ter objetivos claros do que ser quer alcançar.

Não adianta fazer campanhas de qualquer jeito. Isso certamente fará você gastar seu dinheiro e não ter os resultados que se espera.

Por isso, primeiro é importante entender bem como ele funciona no Mercado ADS.

Por isso, preparamos um GUIA COMPLETO sobre ACOS no Mercado Livre para você! Assim, poderá configurar melhor suas campanhas de Product Ads.

O que você vai ver nesse artigo?

ACOS (advertising cost of sales) é a porcentagem do custo publicitário de suas vendas com Product Ads. Ou seja, métrica que relaciona o custo da campanha sobre as receitas obtidas através das vendas faturadas com os anúncios patrocinados.

Saiba que uma das métricas mais importantes em Product Ads é o ACOS. Ela é fundamental para entender o rendimento do seu investimento em publicidade.

Atenção: ACOS não é o custo por clique em cada anúncio nem o preço do Mercado Ads!

Explicaremos isso mais a frente.

Como calcular o ACOS do Product Ads?

Então, para calcular o ACOS de suas campanhas, some o total de investimento em publicidade e divida pelas receitas obtidas com as campanhas. Depois disso, multiplique por 100.

No administrador de campanhas, qual métrica contabiliza as vendas atribuídas à publicidade?

Vamos a um exemplo para esclarecer bem o ACOS:

Você investiu R$ 2.500,00 em campanhas patrocinadas com o Product Ads. Isso impulsionou seus anúncios e você vendeu um total de R$ 33.850,00. Então, o seu ACOS foi de:

(2500/33850) x 100 = 7,38%

Esse número é alto ou baixo? Isso depende do objetivo do seu negócio, margem de lucro e rentabilidade dos seus produtos. Falaremos disso mais adiante.

Nesse momento o importante é saber o que é o ACOS e como o cálculo é feito.

Agora que você já sabe disso, vamos ao próximo passo.

Escolher a estratégia e o ACOS objetivo para sua campanha de Mercado Livre Ads.

A primeira pergunta (e mais importante) que você deve se fazer antes de criar suas campanhas de Product Ads é:

O que eu quero atingir com os anúncios patrocinados no Mercado Livre?

Fazer publicidade no Mercado Livre, ou em qualquer outro Marketplace, requer entender porque usar essa alternativa.

Talvez você tenha produtos novos que queira promover. Ou já tem um anúncio que vende bem, mas precisa de maior visibilidade.

Enfim, seja para garantir a presença de seus produtos nas primeiras posições dos resultados de pesquisa ou impedir que um concorrente fique à sua frente, você precisa de uma estratégia.

Na plataforma do Mercado Livre Ads, você pode fazer isso de maneira rápida e fácil.

Estratégias para campanhas em Ads no Mercado Livre.

  • Estratégia de crescimento: ela aumenta a exposição dos seus anúncios. Indicada para produtos de média rotação. Essa estratégia gera maior exposição dos seus anúncios e mantém equilíbrio entre visibilidade e rentabilidade.
  • Estratégia de visibilidade: para adquirir melhores posições. Indicada para produtos novos ou categorias muito concorridas. Essa estratégia permite ganhar mercado rápido e escalar posições.
  • Estratégia de rentabilidade: para manter o rendimento do investimento. Indicada para produtos mais vendidos ou com baixo lucro. Essa estratégia otimiza o investimento e mantém boa presença digital.

Viu só como é importante saber os objetivos de suas campanhas?

Sem isso, você corre sérios riscos de gastar seu dinheiro em campanhas que não vendem nada.

Portanto, utilizar a estratégia certa de ACOS objetivo, fará suas vendas aumentarem no Mercado Livre.

Além de utilizar a publicidade paga, para vender mais no Mercado Livre você deve seguir algumas recomendações importantes.

Veja nosso artigo: 14 dicas para vender mais no Mercado Livre e turbine as suas vendas.

Calculando o seu ACOS objetivo:

Antes de tudo, para definir corretamente seu ACOS objetivo, primeiro você precisa calcular a margem de contribuição do seu produto. Em outras palavras, a margem de lucro.

Para obter a margem de contribuição do seu produto, desconte do preço de venda do seu produto, todos os custos envolvidos:

  • comissões do Mercado Livre,
  • custos de produção,
  • custos operacionais,
  • custo de envio e
  • impostos.

Como resultado você terá a margem de contribuição.

Por exemplo:

  • Preço de venda: R$ 120,00
  • Todas as despesas e custos: R$ 72,00 (60%)
  • Margem de contribuição: R$ 48,00 (40%)

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Agora que você já sabe que seu produtos tem 40% de margem, podemos ir para o próximo passo.

Definir os níveis de rentabilidade do ACOS no Mercado Livre.

Lembra das estratégias que abordamos anteriormente? Pois então, agora é a hora de usá-las.

As campanhas de Product Ads seguem um objetivo, certo? Em cada uma dessas estratégias existem porcentagens recomendadas como níveis de rentabilidade ideais.

  • Rentabilidade: 5 a 15%
  • Crescimento: 15 a 30%
  • Visibilidade: acima de 30%

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Conforme a estratégia que você quer para suas vendas, defina o ACOS das suas campanhas.

Por exemplo, a margem de contribuição que calculamos em nosso exemplo foi de 40%.

Assim, se sua estratégia for de rentabilidade você poderá definir a porcentagem de ACOS entre 5 e 15%. Ou seja, você considera que ao final das vendas por publicidade seu lucro poderá ser entre 35 e 25%.

Imagine por exemplo que você definiu um ACOS objetivo de 14%. Isso significa que está disposto a ter um lucro de 26% nas vendas com Product Ads.

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Mas, caso você escolha a estratégia de crescimento, seu ACOS objetivo deve ser entre 15 e 30%.

Por exemplo, se você escolher um ACOS de 25%, então está disposto a ter um lucro de 15% com as suas vendas de anúncios patrocinados.

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Veja que para definir o ACOS objetivo nas campanhas de Product Ads, antes de tudo, é importante saber qual estratégia usar e qual a “margem de lucro” do seu produto.

Isso quer dizer que o preço do Product Ads será o ACOS que eu definir?

NÃO. O Acos é o percentual para comparar o investimento das campanhas com as receitas geradas.

Ele é um objetivo de verba em publicidade em função das margens que você tem em seu produto.

O que ele vai te mostrar é o quanto suas campanhas são eficientes e se estão configuradas corretamente, não é o Mercado Ads preço.

O valor que você paga por cada clique recebido em um anúncio patrocinado no Mercado Livre, é outra coisa. Recebe o nome de CPC (Custo por Clique).

Mercado Livre Ads preço.

Como dito antes, cada vendedor define um ACOS objetivo para sua campanha. A partir desse ACOS, Product Ads calcula o CPC (custo por clique) máximo que esse vendedor está disposto a pagar. Isso sim tem relação com o Mercado Livre Ads preço.

Mas, para cobrar o CPC real dos anúncios vencedores, o Mercado Livre Ads utiliza a modalidade de segundo melhor preço (em inglês, second-best price).

Nesta modalidade os vendedores vencedores pagam apenas o mínimo necessário para vencer seu concorrente mais próximo.

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Posso alterar meu ACOS objetivo a qualquer momento?

Sim, você pode! No entanto, o ideal é deixar a campanha ativa por pelo menos 15 dias antes de fazer qualquer alteração no ACOS.

Dessa forma, o algoritmo terá tempo suficiente para entender e otimizar da melhor maneira sua campanha de Product Ads.

Após 15 dias, recomendamos analisar os resultados e tomar melhores decisões estratégicas que impulsionem o crescimento do seu negócio.

No início você pode começar com uma porcentagem que não prejudique seu lucro. Depois disso, ajuste aos poucos.

No entanto, considere o seguinte, se você definir um ACOS muito baixo pode ser que não vença o leilão e, como resultado, não apareça nas primeiras posições dos produtos patrocinados.

Então, se o seu objetivo estratégico for de crescimento, terá de optar por níveis mais altos de ACOS nas campanhas de Product ADS.

Mas não esqueça, cada estratégia de campanha (rentabilidade, crescimento, visibilidade) tem um intervalo de ACOS recomendado. Dentro desse intervalo, você pode escolher uma porcentagem que melhor se adapte às suas possibilidades.

Resumo

Muito bem! Chegamos ao final do nosso GUIA COMPLETO sobre ACOS no Mercado Livre Ads. Se você chegou até aqui, Parabéns! Agora sabe tudo sobre o assunto.

Lembre-se que é importante definir os objetivos estratégicos das campanhas para seu investimento não ser jogado fora.

Mas para isso, você deve calcular a margem de contribuição do seu produto. Assim, poderá definir melhor os níveis de rentabilidade das suas campanhas.

Somente dessa forma você poderá avaliar de fato se vale a pena usar o Mercado Ads.

Quer melhores resultados em seus anúncios e, assim, aumentar as suas vendas? Não tem anúncios patrocinados no Mercado Livre?

Podemos te ajudar a configurar corretamente e gerenciar suas campanhas, ou criar seus anúncios de Product Ads conforme os critérios e as boas práticas para aumentar o desempenho dos seus anúncios.

Venda mais no Mercado Livre com as ferramentas certas. Pare de gastar seu dinheiro com campanhas que não vendem nada. Otimizamos seu investimento para você vender mais!

Parte das referências para a elaboração deste artigo foram retiradas do MercadoAds Academy.

Qual métrica contabiliza as vendas atribuídas a publicidade?

ACOS (Advertising cost of sales) É o percentual de ACOS em publicidade sobre a receita obtida. Ou seja, o custo publicitário das vendas. É um dos dados que pode te ajudar a entender o rendimento do seu ACOS em publicidade.

Em que consiste a metrica vendas assistidas?

Vendas diretas e vendas assistidas Uma venda é assistida quando um usuário clica seu Product Ad e compra outro de seus produtos.

Quais são as métricas de competitividade Product Ads?

Com as 3 novas métricas no gerenciador de campanhas de Product Ads, você poderá entender como ganhar mais visibilidade e aumentar suas vendas. São elas: % Impressões ganhas.

Qual é o principal indicador de desempenho das campanhas Mercado Livre?

Uma das coisas mais importantes sobre uma campanha do Mercado Livre é a capacidade de medir seus resultados de acordo com seu investimento. O Product Ads permite que você analise o desempenho de sua publicidade, de acordo com o orçamento e a média de cliques por dia em seus anúncios.